sábado, 24 de setembro de 2011

A palavra pode matar ou dar vida e esperança

A Palavra meditada hoje está em Isaías 50, 4 - 11.
"A palavra tem um poder incrível, tanto pode fazer o mal como pode fazer o bem", afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

A passagem bíblica hoje é uma mensagem especial para todos nós, principalmente, se estivermos passando por momentos de tribulações, pois nos ensina o que devemos fazer diante de tal situação.
Muitas vezes, nós nos sentimos incomodados com o que bate com mais força ao nosso coração na Palavra de Deus, ou seja, com aquilo que é mais intenso, como o que está escrito no versículo 11. Podemos pensar que essa passagem bíblica mudou de assunto no final, pois começa falando sobre uma língua habilidosa, que Deus dá, e termina se referindo ao fogo. Mas não houve mudança de assunto. Quantas vezes deparamos com uma língua habilidosa, porém, esta habilidade é usada para fazer o mal. Podemos pensar nas vezes em que utilizamos esse dom para proferir o mal contra alguém ou quando alguém nos fere com palavras.
A palavra tem um poder incrível, tanto pode fazer o mal como pode fazer o bem; pode matar como pode dar vida e esperança. A escolha é nossa, porque cabe a nós optarmos pelo bem ou pelo mal. A palavra proferida carrega em si este poder, carregando o sentimento de quem a fala. 
A palavra é como uma flecha ou uma bala de revólver: dispara, porque uma vez proferida não há volta. Ela pode entrar no nosso coração e fazer tanto mal quanto um tapa que levamos de alguém, ou até ser pior, porque no dia seguinte não há marcas desse ato, mas a palavra permanece em nosso coração. 
Uma pessoa sente-se feliz quando reconhece as coisas que recebeu de Deus e escolhe fazer o bem ao próximo, porque tudo o que fazemos de bom ou ruim, de alguma maneira, volta-se para nós. Entretanto, com a mesma intensidade que fazemos o mal para alguém, este se voltará contra nós. No entanto, quando optamos por fazer o bem, receberemos cem vezes mais a recompensa de Deus.
Se você investir em algo mau para alguém, mais forte será o golpe que se voltará contra você. É isso que o último versículo quer nos dizer. Por isso é melhor não ser habilidoso para o mal, porque quanto mais hábil você for em praticar o mal, tanto pior será o retorno que você receberá mais tarde. 
Se alguém o prejudicou, não retribua com o mal, porque a justiça cabe a Deus e o próprio mal se voltará contra essa pessoa. Em vez de se revoltar, apenas reze por ela, porque você sabe que a espera é algo ruim.
Quando nos determinamos a fazer o bem, nunca estamos sozinhos, porque Deus está sempre conosco. Aquilo que o ser humano mais precisa é o amor e podemos manifestá-lo com as palavras. 
Quando o mal ou o sofrimento se abater sobre você, não se revolte, porque Deus Pai é seu aliado, por isso você jamais será derrotado. 
Márcio Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário